8 de abril de 2011

Vivendo a vida nos Anos 80

Ainda consigo me lembrar daqueles dias, onde o pensamento era “O que fazer de diferente para brincar ?”. Na verdade esta era uma das principais “preocupações” que tínhamos neste tempo.
Geralmente a nossa “rotina” era Escola pela manhã, dever de casa, sair pra rua e encontrar os colegas, bater uma bola, soltar pipa, jogar bola de gude, brincar de pique, ver desenho, etc.
Repararam que não disse: Ficar no PC, entrar no Orkut, Twitter, MSN, Facebook, baixar músicas no celular, jogar Vídeo-game. Pois é amigos, era saudável viver nos anos 80.
O respeito aos mais velhos era obrigação. Fazíamos nossas travessuras, claro, mais sabíamos e entendíamos que, se fossemos pegos, seria o nosso “fim”. Respeitávamos nossos pais que, mesmo sendo enérgicos e disciplinadores, os amávamos de coração.
Nos dias de hoje as coisas mudaram drasticamente, infelizmente,  vemos mini adultos zanzando por aí, pequenos tiranos que afrontam os pais, meninas que se vestem como adultas, muleques com a boca mais suja que lixão….
Lembro que brincava na rua até tarde da noite, sem a menor preocupação. Pegava minha Monareta e dava um “role” tranqüilo e curtindo bastante, sem nada de preocupação na mente.
Nos dias de hoje é perigoso uma criança brincar na rua, pois a qualquer momento pode aparecer uma bala perdida. Os seqüestradores e tarados também estão por aí, esperando uma brecha para dar o bote.
E a adolescência, que fase maravilhosa aquela, embora me lembre que queria ficar logo com 18 anos e ser adulto. A troca de olhares, os bilhetinhos perfumados, a paquera… humm, quanta saudade. O primeiro beijo foi exaustivamente ensaiado e planejado. Pegar na mão, embora hoje seja algo banal, era um passo muito importante.
A nesta época a música ganhava evidência em nossas vidas, e o Rock nacional pedia passagem. Kid Abelha, Legião, Paralamas, Ultraje, RPM, etc eram os hits que madavam nas nossas mentes, embora Michael Jackson e Madonna também fossem muito tocados. E por falar em Michael Jackson, quem não se lembra dos inúmeros concursos de melhor imitador de Michael Jackson ? Era uma febre aquelas sapatilhas para facilitar na “performance” dos dançarinos de plantão. Depois dele outro fenômeno musical que mexeu com a cabeça da juventude daqueles meados de anos 80 foram os Menudos. Nossa, era uma febre, as meninas só falavam neles, argh.
Me lembro também que tive que começar a descolar um trampo cedo, pois precisava de grana para me arrumar, pois minha família não tinha muito recurso. As roupas da moda da época eram: Calças da Eletric light e Company, Blusas da Píer, Company, Redley, Cantão, tênis da Redley, Pé do Atleta, All Star.
Quando queríamos marcar alguma coisa com a galera para sair tínhamos de ir de casa em casa, combinar com cada um, pois telefone fixo quase ninguém tinha (era caro e demorava anos para a instalação). Talvez uma das poucas vantagens que vejo hoje seja esta: a facilidade da comunicação.
Nos bailes e festas de rua me lembro que a meta era: conseguir uma garota. As cantadas eram muito mais difíceis nesta época, tinha de elaborar muito bem o “ataque”. Uma coisa que pude perceber é que quem tinha carro (o do pai servia), uma roupa maneira, um bom papo e um pouco de grana, tinham êxito. O restante tinha de suar muito a camisa. Pelo que vejo hoje em dia basta ter um corpo sarado e ser sem-vergonha (na maneira pejorativa mesmo). Cérebro e sentimento tão fora de moda.

Resolvi publicar esse artigo não porque vivi na época dos anos 80, mas sim por acreditar piamente nessas palavras, a impressão que dá ao ler artigos sobre aquela época é que essa década foi a da Felicidade, em relação a tudo músicas,filmes, vida... Gostaria muito de ter vivido numa época assim... Então deixo para vocês esse depoimento de alguém que com certeza aproveitou bem a vida nesse tempo...

By Lala!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário