23 de setembro de 2010

Como ser feliz através das lições de uma criança:

1. Viva no presente
As crianças têm uma forma fantástica de viver a sua vida, vivem apenas um momento de cada vez. Os seus sentimentos são normalmente reflexo de um acontecimento que foi despoletado num espaço temporal bastante reduzido, ou seja os seus sentimentos apenas reflectem aquilo que lhes está a acontecer naquele momento. Por vezes têm pensamentos negativos, mas é normalmente por disputas relativas aos seus brinquedos, no entanto sempre que se distraem com alguma coisa nova rapidamente se libertam desses pensamentos e emoções.
Nós como adultos temos a tendência de nos mantermos chateados e revoltados bastante tempo depois de a acção que despoletou esses sentimentos ter passado. Somos peritos em acumular ressentimentos e preocupações, o resultado é que vivemos mais o passado do que o presente. Neste caso é compreensível que não se sinta feliz, quando para si o presente praticamente não existe e as coisas boas que vão acontecendo permanecem em segundo plano.

2. Mantenha-se focado naquilo que está a fazer

Quando uma criança está entretida com uma qualquer brincadeira ela está APENAS e totalmente concentrada nessa atividade e para ela nada mais importa. Ela não está ao mesmo tempo a pensar no que vai fazer a seguir nem naquilo que devia ter feito.
Os adultos costumam andar permanentemente stressados porque mantêm activas na sua mente actividades passadas e futuras sem se aperceberem que aquilo que verdadeiramente interessa é o que estão a fazer nesse momento. O futuro ainda está para vir e o passado já passou não se pode mudar, apenas podemos ter uma acção efectiva sobre aquilo que estamos a fazer.

3. Use a imaginação

Todas as crianças usam e abusam da imaginação, quer estejam a brincar ou a fazer um desenho. Adoram “fazer de conta” e ficam sempre super encantadas com histórias de magia e coisas que são humanamente impossíveis. Mas se pensar um pouco nisso a imaginação é a semente para a alegria. Quando você se deixa levar pelos seus sonhos, são libertadas endorfinas no seu organismo que lhe dão uma sensação de prazer, quase como se já estivesse a viver aquilo que sonha.
É engraçado que em adulto nos esquecemos de usar a nossa imaginação. Na escola fomos ensinados a ser mais analíticos e a deixar de parte a imaginação. Isso fez com que ficasse-mos mais rígidos em relação aquilo que fazemos e às coisas que achamos possíveis e atingíveis. E quando as coisas não acontecem de acordo com o esperado ficamos chateados, estamos menos susceptíveis a novas possibilidades, tudo porque fomos perdendo a nossa capacidade imaginativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário