6 de julho de 2011

Dar valor a pequenas conquistas ajuda a encontrar felicidade!!!

Todos os dias somos "bombardeados" com informações destrutivas que nos atingem por todos os lados. Ligamos a TV e lá estão elas, seja através dos comerciais que nos impulsionam ao consumo inconsciente ou do noticiário que pouco mostra de ações efetivas e benéficas para a coletividade. Saímos às ruas e nos deparamos com uma avalanche publicitária, panfletos e mais panfletos entregues nas ruas e jogados dois passos a diante, se mostram em acúmulos de lixos espalhados pelo chão. Carros de som que tumultuam nossos ouvidos. Buzinas disparadas, vendedores ambulantes aos gritos e lojistas com seus locutores aos microfones, disputam os clientes que caminham em meio a multidão. A poluição sonora e visual é tanta que se não andamos em duplas, conversando aos gritos pelas ruas, lá estamos sozinhos, com nossos fones de ouvido, alheios aos acontecimentos externos, marcando o passo da caminhada rumo ao destino. 

Diante desta pintura moderna e caótica, penso como é difícil evitar o estresse, a ansiedade, a angústia, o medo, a claustrofobia. Penso em como viver com simplicidade e qualidade de vida seja difícil para a maioria das pessoas e eu me incluo nesta estatística.
Como resistir ao fast food e depois vencer a culpa pelo ganho de peso e perda da saúde?
Como se olhar no espelho e manter em alta a estima se o padrão de beleza imposto é difícil de alcançar?
Como dizer boas palavras e manter uma conversa agradável quando os ouvidos só tiveram notícias de catástrofes, guerras e maledicências?
Como ter pensamentos bons, se a mente atordoada só consegue pensar na violência e nos números da guerra massatemente noticiados?
Como ser protagonista da própria vida se somos impotentes frente as intempéries das relações sociais?
Como ser feliz, vivendo com simplicidade e sendo grato pelo que se tem, pelo que se é? 
Esta é a principal resposta que precisamos encontrar para sermos felizes, tendo paz de espírito, equilíbrio e qualidade de vida. Você certamente sabe, mas vale lembrar, que ser feliz não deve ser sinônimo de atingir metas distorcidas de beleza e de consumo, de manter relações tumultuosas e infrutíferas que causam dor e sofrimento por status ou conveniência. Que, acreditar que olhares de cobiça ou inveja e relacionamentos fúteis justificam uma vida vazia regada a tarjas pretas.

Sabe aquela frase: "O dia em que eu tiver tal coisa, ser de tal jeito...serei feliz". Triste ilusão. Pois, seguindo esta filosofia, a vida passará e você não viveu. O tempo passará e você envelheceu. E quando se der conta, talvez a amargura, a frustração e a tristeza, já tenham dominado seu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário