12 de junho de 2011

Felicidade em dupla

Entregar a responsabilidade da sua felicidade na presença de estar vivendo um relacionamento amoroso é a melhor maneira de ser feliz?
Então hoje é dia dos namorados, e que felicidade eu não tenho namorado neste 12 de junho de 2011. E pra você que tem e está nesse momento com patetices e  tendo que escutar as solteiras falar assim: "Vá arrumar um índio no dia do índio, um defunto no dia dos finados ou uma árvore no dia da árvore" não se importe. Mas agressividades a parte, afinal hoje é um dia para ser romântico né? A publicidade trabalhou tanto para a data de hoje ser inserida no calendário comercial que fica até feio, eu,romântica, não entrar no clima né?
Comemoro esta data, mesmo não estando ao lado de um namorado hoje. E não é mera casualidade de justamente na época do dia dos namorados eu estar solteira, é que não tenho um romance para chamar de namoro, pra apresentar “esse aqui é meu namorado”.
Bem, mas esse texto não é para dizer que estou encalhada, é para dizer que se hoje eu estou feliz ao lado de alguém mesmo que não oficial  é porque aprendi nesses anos todos a me amar primeiro. E com tudo que um namoro tem direito, presenteio, me apaixono por mim mesma e por ele, fico de mal, faço as pazes.
Neste dia dos namorados tão feliz para os enamorados, minhas palavras vão para os que foram influenciados pelos textos mela cueca da televisão, para os que gostariam de participar das promoções sem criatividade das redes sociais e para os que assim como eu quando estar sozinha, ficar razoavelmente bem e felizes, mas sentir sempre que tudo pode ser melhor.
Saber conviver consigo mesmo é o primeiro passo para conseguir conviver com outra pessoa, porque não há condições de se depositar no outro alguém a esperança de que ele é a solução de toda a sua carência. Para essas coisas eu sou bem realista, por mais que se exista uma vontade de viver para sempre ao lado dessa pessoa que se ama, sempre há a possibilidade das coisas não darem certo – infelizmente – ou mais realista ainda, essa pessoa um dia vai morrer – inevitavelmente.

Mas por favor, não interpretem isso como a Sra. Autosufiencia falando, pelo contrário, conviver consigo mesmo não tem nada a ver com “eu não preciso de você pra nada”, tem a ver apenas com saber que é você é o maior responsável pela sua felicidade.

Não espere estar namorando alguém para se sentir feliz. Sei que certas alegrias só se sente quando se está apaixonado, mas busque compensações em outras.

Não podemos sobrecarregar a responsabilidade de ser feliz na pessoa com a qual estamos, é muito pesado numa relação só um lado segurar tudo. E se quando estamos em dois, somos mais felizes – sou mais feliz agora – é porque, mesmo que sejamos responsaveis pela nossa própria felicidade, decidimos somá-la com a de outra pessoa. 
E isso não é uma percepção romântica de uma mulher que está apaixonada. Essa visão tem uma lógica bastante matemática: 1 mais 1 é igual a 2, portanto 2 felicidades sempre serão maior que uma só.

Feliz Dia dos Namorados, pra quem tem e pra quem não tem namorado. Porque o importante mesmo nesta expressão é a parte que fala do Feliz. (Laíla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário